plugue-se, ligue-se, vá Longe!

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Gritando HxCx - 23/06/2007









Nunca foi das minhas bandas preferidas de punk/hardcore mas escutei bastante lá pelos meus 14/15 anos quando eu, Beto, Evandro, Zione, Rafael e Dedé (em formações distintas)
formávamos a banda punk Garotinhos Insuportáveis e uma das músicas do nosso repertório era Velho-Punk, um clássico do Gritando HxCx.

Pouco tempo depois do lançamento do segundo álbum (Ande de Skate e Destrua que apresentava um grande avanço em comparação ao primeiro auto intitulado) a banda sofreu uma baixa que nunca conseguiu superar. O Donald, vocalista e principal compositor da banda, faleceu com algumas complicações de saúde acarretadas por uma hepatite agravada por possíveis erros no tratamento médico. De lá pra cá o guitarrista chegou a assumir o vocal (sempre acompanhado pela vocal feminina Lê) e até gravaram um disco ao vivo (muito bom, é a trilha que acompanha a redação dessa resenha). Nessa época, já sem a presença de Donald em um festival punk que fui pra ver Ratos de Porão, pude conferir uma apresentação dos caras. Meio aos trancos e barrancos e com uma agenda super reduzida, a banda se manteve algum tempo, não conseguiu seguir uma carreira muito sólida e parou.

Agora, mantendo apenas a vocalista e o baixista Ritchie da formação clássica, eles resolveram voltar e parece que estão com o gás todo pra produzir material novo.

Uma boa galerinha ficou agitando pra ir nesse show, mas no final todo mundo deu pra tráz, menos a Bruna que já provou ser ótima companhia pra shows sendo citada inclusive em posts anteriores e acabou levando a Bia (que também conhecia de “outros carnavais”) e lá fomos nós. Conferi a apresentação dessa nova formação/fase da banda no lugar que provavelmente mais tem histórias pra contar sobre o punk rock no Brasil: a casa Hangar110 onde vi vários shows clássicos e memoráveis (outros nem tanto) nacionais e gringos de punk rock. Lugar que me sinto super à vontade e que me lembra momentos muito bons. Quando tinha minha banda punk, na adolescência, sonhava em tocar lá.















Dessa vez então pra conferir a nova fase do Gritando HxCx (que me interessou mais pela nostalgia do que por qualquer outro motivo) pude ver a apresentação com o novo guitarrista e com o novo baterista que surpreendeu, mandou ver com a pancadaria pra cima da batera, com certeza o melhor que já passou pela banda. No set-list rolou a maior parte dos sons gravados nos dois álbuns da banda (ainda com o Donald nos vocais), dos quais eu conhecia todos e pude cantar, pogar e curtir bastante a nostalgia do momento. No final rolou algo que, mesmo em shows punks onde o palco é "meio" liberado pra quem quiser subir, cantar, pular e/ou fazer alguma bizarrice, não costuma acontecer. O palco foi completamente tomado por boa parte do publico que pulava e cantava com a banda que incentivava a atitude dos caras.

Quase me esqueço de comentar mas antes do Gritando HxCx, como é de costume nesse tipo de shows, três bandas fizeram a abertura:

Just Insane - Até tocavam bem mas num estilo que definitivamente não me agrada. Não lembro de muita coisa pra comentar do show.

Nostalgia 77 - Banda nova e ai já é mais a minha praia. Conseguiu chamar a atenção, peso, agressividade e o melhor: vão por um caminho completamente inverso do que a maior parte das bandas novas seguem hoje em dia, que são arranjos vocais melódicos, cara de mau e pouca a titude. Lembrou as bandas das antigas como Cólera e Inocentes. Parabéns pros caras.

Zumbis do Espaço - Essa é a banda que mais me aterroriza. E não é pelo fato da tematica da banda rolar em volta de criancinhas sangrando, demônio tomando conta da terra e assassinos matando por prazer, mas sim por ser uma das bandas que menos gosto e provavelmente a que mais vi em toda a minha vida, pois desde que frequentei o meu primeiro show punk (já a bastante tempo) eles são banda de abertura em 80% dos casos. De qualquer forma, provavelmente por costume, hoje consigo curtir uma música ou outra no show.


É isso ai, boa sorte pra Lê, Ritchie e o novo Gritando HxCx. Torço pra que saia algo bom dessa nova fase da banda.

Indicações




Gritando HxCx (Site super desatualizado) - www.geocities.com/Pipeline/6956
.
Bruno Marcel
One, Two, Three, Four!
Valeu, abraços!

1 Comentários:

Blogger Bruna Bandecchi disse...

meus comentários sobre a noite:


- nem lembro, faz tanto tempo.
- Adoreiiiiiiiiiiiii.
- as bandas me davam medo. Tive pesadelo a noite...hahaha
- energetico só serve pra engordar.
- sair com amigos não tem preço. Alias...tem...mas é minha mãe que paga.

Bjaummm Brunoooo

Quero mais showwwwwwwwwwwwwwwwwssssssss

9 de julho de 2007 às 17:24

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial